quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Descoberta célula que impede que o sistema imunológico reaja ao câncer

Pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriram que um tipo de célula do estroma, que expressa uma proteína de ativação dos fibroblastos, desempenha um importante papel na supressão da resposta imunológica na presença de tumores malignos. A pesquisa, publicada na revista Science, relata que a destruição dessas células permite o controle de um tumor previamente sem dominio pelo sistema imunologico do paciente.
As atuais vacinas desenvolvidas para induzir o sistema imunológico a atacar as células cancerosas têm mostrado alguma capacidade para ativar uma resposta imunológica no corpo. Porém, de forma inexplicável, elas ainda não afetaram o crescimento dos tumores. Os especialistas da área suspeitam que a atividade de células imunológicas é suprimida de alguma forma dentro do ambiente tumoral. Situação essa que até agora não conseguiu ser ultrapassada, porém o estudo começa a dar as primeiras luzes sobre o motivo pelo qual a resposta imune é suprimida.
Mesmo comemorando o sucesso da descoberta, Fearon alerta que “estes estudos foram feitos em camundongos e, embora haja muita sobreposição entre o sistema imunológico humano e dos ratos, nós não sabemos a importância destas descobertas para os seres humanos até que sejamos capazes de interromper a função das células do estroma tumorais expressando FAP em pacientes com câncer”.

 
Enviado por: Elisa Stuani Dosso - 49047

Um comentário:

  1. Achei bem interessante a noticía e bem direta e simples como foi postada, facilitando a leitura de todos independente do nível de conhecimento. Assunto de importância mundial, a descoberta dessas células supressoras da resposta imune mesmo que em ratos, considero um fato bem significativo para encaminhar estudos futuros sobre o tratamento do câncer.
    Lucas Ott Tavares - 45799

    ResponderExcluir