quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Notícia: Trio que estuda sistema imunológico leva Nobel de Medicina

Os cientistas Bruce Beutler, dos Estados Unidos, Jules Hoffmann, de Luxemburgo, e Ralph Steinman, do Canadá, receberam nesta segunda-feira o prêmio Nobel de Medicina de 2011. O trio de pesquisadores foi agraciado por seus trabalhos sobre o sistema imunológico.
Os pesquisadores foram premiados porque suas pesquisas "revolucionaram a compreensão do sistema imunológico, ao descobrir as principais chaves de sua ativação". Ainda de acordo com o comunicado: "Beutler e Hoffmann compartilham metade do prêmio por seus trabalhos sobre o sistema imunológico inato. Steinman é recompensado por seus trabalhos sobre o sistema imunológico de adaptação".

Descobertas - Os cientistas direcionaram suas pesquisas para encontrar as chaves essenciais do sistema imunológico, necessário para defender o corpo do ataque de bactérias e outros microrganismos.
Beutler e Hoffmann descobriram, em 1996, proteínas receptoras capazes de reconhecer os microrganismos que fazem mal ao corpo e ativar a imunidade inata - o primeiro passo para a resposta do sistema imunológico. Já Steinman foi premiado por sua descoberta em 1973, sobre células dendríticas, que ajudam a regular a imunidade adaptativa, o segundo passo da resposta do sistema de defesa.
A primeira linha de defesa, imunidade inata, pode destruir microorganismos invasores e desencadear uma inflamação que contribui para bloquear o ataque. Se os microorganismos conseguirem romper esta linha de defesa, a imunidade adaptativa entra em em ação. Com os linfócitos T e B, ela produz anticorpos e células assassinas para destruir as células infectadas. Depois de conseguir vencer a agressão infecciosa, o sistema imunológico adaptativo mantém uma memória imunológica. Ela permite uma mobilização mais rápida e uma resposta mais potente da próxima vez que ocorrerem os ataques do mesmo microorganismo.
“As descobertas dos três ganhadores do Prêmio Nobel abriram novos caminhos para o desenvolvimento de prevenção e tratamento contra infecções, câncer e doenças inflamatórias”, diz o comunicado. De acordo com o anúncio, o trabalho dos pesquisadores tem sido fundamental para aprimorar as vacinas contra doenças infecciosas e também no combate a tumores. Além disso, as descobertas contribuem com novas pistas sobre o tratamento de doenças inflamatórias em que os componentes do sistema de autodefesa atacam os próprios tecidos do corpo.

Steinman faleceu três dias antes do prêmio ser anunciado, vítima de um câncer de pâncreas.
Segundo nota da Universidade de Rockefeller, Ralph Steinman, do Canadá, morreu no último dia 30. "Ele foi diagnosticado com câncer de pâncreas há quatro anos, e a vida dele se prolongou graças à aplicação de uma imunoterapia à base de células dendríticas que ele mesmo criou", disse o comunicado.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/nobel-de-medicina-para-trio-de-pesquisadores-sobre-o-sistema-imunologico

Enviado por: Liliam de Lima Lemos - 49024

Nenhum comentário:

Postar um comentário