segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Noticia : Excesso de limpeza pode prejudicar crianças

Adultos devem permitir que as crianças se sujem porque o excesso de limpeza pode prejudicar a capacidade da pele de se recuperar após ferimentos, indica um estudo feito por cientistas americanos.
Segundo os pesquisadores, bactérias que vivem normalmente na pele ativam um mecanismo que ajuda a prevenir inflamações quando nos machucamos.
Se comprovada, a revelação pode servir como base para a "hipótese da higiene", segundo a qual a exposição a germes no início da infância fortalece o organismo contra alergias.
Muitos especialistas acreditam que a obsessão por limpeza na sociedade moderna estaria por trás de uma explosão em casos de alergia em países desenvolvidos.
Bactéria 'boa'
A equipe de pesquisadores de Richard Gallo, professor da School of Medicine da University of California, em San Diego, identificou um mecanismo segundo o qual uma molécula encontrada em estafilococos - um tipo de bactéria presente naturalmente na pele - inibe a inflamação excessivamente agressiva da pele após um ferimento.
Os estafilococos - que são destruídos por desinfetantes e sabão - podem causar infecções se conseguirem entrar dentro do organismo das pessoas, mas na pele essas bactérias vivem sem causar problemas.
"Na verdade, esses germes são bons para nós", disse Gallo, que utilizou culturas de células de ratos e de seres humanos na pesquisa.
"A implicação do trabalho é que ele oferece uma base molecular para que entendamos a 'hipótese da higiene' e revela elementos da resposta cicatrizadora do ferimento que eram desconhecidos anteriormente."
"Isso pode nos ajudar a criar novas abordagens terapêuticas para doenças inflamatórias da pele", disse o especialista. 


Enviado por: Amanda Lucena Fernandes

Um comentário:

  1. Li uma reportagem sobre algo parecido e resolvi comentar:

    Excesso de limpeza pode causar depressão:

    A obsessão por limpeza pode estar vinculada às taxas crescentes de depressão. De acordo com pesquisadores de Atlanta, nos Estados Unidos, a eliminação de bactérias e vírus torna o sistema imunológico mais fraco, o que afeta o funcionamento do cérebro.
    Sem reforçar a imunidade, o corpo teria reações exageradas ou inflamações, prejudicando a capacidade cerebral de produzir determinadas substâncias químicas, como a serotonina (hormônio do prazer). A equipe estudou esses dados por meio de 27 pacientes que tomam medicamentos para tratar hepatite C, que provocam efeitos semelhantes no organismo.
    Segundo o jornal Daily Mail, os cientistas estão em fase de testes de drogas anti-inflamatórias como meio de controlar a depressão. A publicação Molecular Pyschiatry divulgou esses resultados.

    Autor: PATRICIA ZWIPP
    Disponível em: http://saude.terra.com.br/noticias/0,,OI5090547-EI16560,00-Excesso+de+limpeza+pode+causar+depressao.html

    ResponderExcluir