quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Estudo no AM quer caracterizar vírus que atacam o sistema nervoso central

O objetivo do estudo é identificar os vírus que causam infecções no sistema nervoso central a partir da caracterização molecular dos vírus .
Depois de realizado levantamento , onde se observou que entre todos os casos de meningites notificados na FMT, no período entre 2007 e 2010, cerca de 21% são de etiologia viral, ou seja, sem identificação do agente etiológico (relativo à origem viral). Este foi o impulso para a pesquisa.
A partir do diagnóstico molecular, realizado diretamente no Líquido Cefalorraquidiano (LCR), conhecido como Fluido Cerebrospinal ou Líquor do paciente, é possível fazer a identificação dos agentes virais. O LCR é um fluido corporal estéril e de aparência clara que ocupa o espaço subaracnoídeo no cérebro.
Na presença de infecção no sistema nervoso central, é possível identificar o agente etiológico nesse fluido. Essa identificação será futuramente útil ao paciente, ao corpo clínico e, para as autoridades de saúde pública e do Sistema de Vigilância Epidemiológica do Estado do Amazonas
Segundo  pesquisadora, até o momento, foi possível identificar o agente etiológico em 31% (41/130) dos casos de meningoencefalites virais em 130 pacientes atendidos na FMT-HVD. Os vírus identificados foram: varicela zoster vírus, citomegalovirus, epstein-barr vírus, herpes simplex tipo 1 e 2, vírus oropouche, vírus da dengue e enterovirus.


Enviado por: Nicson Telles da Silva -  49042

Nenhum comentário:

Postar um comentário