Testada em humanos, vacina aumentou produção de células que combatem o vírus HIV. Se for bem sucedida, será mais uma arma no tratamento da doença
Modelo tridimensional do vírus da aids: vacina, aliada aos remédios atuais, poderá controlar a doença (Centro Nacional de Biotecnología (CSIC) / Comunicación CSIC) |
A aids nunca esteve tão próxima de seu fim como doença letal. O Conselho Superior de Pesquisa Científica da Espanha (CSIC, na sigla em espanhol) anunciou nesta quarta-feira uma vacina capaz de provocar uma resposta imunológica contra o vírus HIV em 90% dos casos. A pesquisa, que já está na fase clínica, sendo testada em humanos, mostrou que, mesmo um ano após receber a vacina, 85% dos voluntários ainda mantinham a imunidade.
"Se tudo der certo, o HIV representará, no futuro, o que o vírus da herpes representa hoje: uma infecção menor que só atinge pessoas com o sistema imunológico debilitado”, afirmou nesta quarta-feira o pesquisador Mariano Esteban, do Centro Nacional de Biotecnologia da Espanha, vinculado ao CSIC, responsável pelo desenvolvimento da vacina.
Notícia completa: http://veja.abril.com.
Aluna: Juliana Artigas Flores 49027
Isto é totalmente revolucionário...como aprendemos até mesmo em aula, é extremamente complicado produzir uma vacina para um vírus como a AIDS, por ele possuir mecanismos diferenciados como o alto índice de mutação (não revisão de leitura de replicação pela DNA Polimerase) o que implica em diversos vírus circulantes com DNA diferenciado no organismo. Saber que cientistas tem tentado e tem conseguido driblar estratégias do vírus e conseguido imunizar 90% das pessoas é realmente incrível e com certeza trás alegrias e segurança não só no meio científico, mas também a comunidade em geral.
ResponderExcluirFernanda Soares-49026